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  • Bruno Carvalho

15 competências que esperamos dos profissionais de TI


1 - Liderança: Desenvolva a capacidade própria de influenciar, pois assim você conseguirá ter uma boa liderança. Não espere ser promovido a uma posição de gestão para assumir a postura de líder.

2 - Confiança: Quando você se prepara e tem as informações coletadas adequadamente, sua forma de transmitir fará a diferença. Tenha segurança ao falar, assim suas informações serão confiáveis.

3 - Visão: Olhar além da sua própria rotina e ser capaz de sugerir melhorias nos processos, entendendo o impacto nos resultados da empresa.

4 - Espirito de equipe: Ofereça ajuda aos colegas mesmo quando não for solicitado, mostrando disposição em servir.

5 - Maturidade: conseguir resolver conflitos sem gerar novos conflitos, agindo com serenidade e boa vontade.

6 - Integridade: fazer o seu trabalho sem prejudicar ninguém, não puxe o tapete dos colegas e nem seja ambicioso ao ponto de roubar ideias.

7 - Visibilidade: seja o primeiro a se oferecer para novos desafios, levante a mão e deixe claro que você deseja aquele projeto. Assuma o risco de se expor… O não você já tem.

8 - Empatia e otimismo: reconheça as entregas bem feitas dos profissionais ao seu redor mesmo que você não seja o chefe delas, crie laços e seja uma pessoa otimista diante das pressões.

9 - Paciência: não tenha pressa em subir na empresa, é preciso tempo para que a empresa conheça suas habilidades. Continue entregando um bom trabalho.

10 - Avaliações: sua carreira está em suas mãos, por isso leve a sério todos os feedbacks e avaliações de desempenho que receber ao longo da sua vida profissional. Receba cada sugestão ou crítica como uma oportunidade de melhoria.

11 - Experiência: conhecimento técnico é importante principalmente para quem lidera uma equipe, mas passar pelos desafios e oportunidades trará experiência. O famoso know-howprático que ninguém consegue da noite para o dia.

12 - Networking: Uma rede de contatos é uma ótima fonte de informações e conhecimentos, não esqueça de fazer sua parte nessa troca e passe informações relevantes e que não firam a ética.

13 - Dedicação: Isso não quer dizer morar na empresa, mas todo gestor consegue perceber quando um funcionário é dedicado ao que faz. Se suas entregas possuem qualidade, seu interesse em anotar ideias, compartilhar experiências e projetos que possam fazer diferença na rotina da empresa.

14 - Desenvolvimento: Não pare de estudar, conhecimento é sempre importante. Quando você coloca de forma clara suas metas de carreira, observe se tem colocado a preparação como parte do seu plano de desenvolvimento.

15 - Caráter: Não basta prometer, é preciso entregar. Então assumir uma posição ou função nova, precisa de uma avaliação cuidadosa. Se você tem dúvida se conseguirá ter um bom desempenho é melhor recusar e falar a razão da sua negativa.

https://www.profissionaisti.com.br/2017/08/15-competencias-que-esperamos-dos-profissionais-de-ti/


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